Webhooks

Como ativar webhooks e quais os eventos disponíveis.

Webhook é uma conexão entre dois sistemas para o recebimento de mensagens automáticas. Com os webhooks você envia informações em tempo real para uma URL desejada. Em Vnda, a utilização dos webhooks é uma maneira prática da plataforma fornecer informações do seu e-commerce para sistemas externos. Nesse artigo você confere os eventos disponíveis; como ativá-los, alterá-los e excluí-los na sua loja.

Eventos disponíveis

Para que haja envio e recebimento de informações utilizando webhooks, é necessário configurar condições iniciais para que essa comunicação ocorra. É com as condições sendo satisfeitas que um sistema dispara um dado para outro. Assim, satisfazendo a condição pré-estabelecida, o evento realiza o disparo.

Na plataforma Vnda há eventos pré-definidos para que o lojista apenas ative e envie para o sistema que desejar. O lojista ativa os eventos e indica o caminho (URL) que deseja receber. Entenda os eventos pré-definidos e como suas condições de disparo na tabela a seguir.

EventoCondição de disparo
sku-availableQuando um SKU que não possuía unidades disponíveis em estoque passa a ter unidades disponíveis.
sku-unavailableQuando um SKU que possuía unidades disponíveis em estoque passa a não ter mais unidades disponíveis.
prices-changedQuando há alteração no preço de um SKU.
stocks-changedQuando há mudança na quantidade de unidades em estoque de um SKU.
product-activatedQuando uma referência (referência de produto) é ativada no catálogo.
product-changedQuando há alteração em uma referência (referência de produto). As alterações podem ser no nome ou título da referência.
order-canceledQuando um pedido é cancelado.
order-confirmedQuando um pedido é confirmado.
order-receivedQuando um pedido é recebido.
order-sentQuando um pedido é enviado. (Evento deprecado)
client-savedQuando há mudança nos dados do cliente. Nesse caso, tanto as mudanças via Admin quanto via e-commerce disparam o evento.
package-confirmedQuando o pedido, que gerou o pacote, é confirmado.
package-sentQuando um pacote é enviado.
package-shippedQuando um pacote é enviado.
package-deliveredQuando um pacote é entregue.
cart-createdQuando um carrinho é criado (o primeiro item do carrinho é adicionado).
product-added-to-cartQuando há produto adicionado no carrinho.
shipping-calculatedQuando o cliente calcula o frete no carrinho.
product-viewedQuando um produto é visualizado na loja.
product-removed-from-cartQuando um produto é removido do carrinho.
product-listedQuando há busca produtos. Nesse caso, a lista de produtos resultado da busca é enviado via webhook.
checkout-1-cartQuando um cliente acessa o carrinho.
checkout-2-shipping-calcQuando um cliente simula o frete no checkout.
checkout-3-shipping-modeQuando um cliente seleciona uma forma de envio no checkout.
checkout-4-addressQuando um cliente preenche o endereço de entrega no _checkout _da compra.
checkout-5-paymentQuando um cliente segue no _checkout _até a etapa de pagamento.
cart-abandonedQuando há abandono de carrinho. Nesse caso, o evento é disparado depois de um período de tempo que carrinho não sofrer atualizações.
invoice-createdQuando o pacote é faturado (nota fiscal é criada).
order-item-confirmedQuando um pedido é confirmado. Nesse caso, o evento envia cada item do pedido via webhook.
order-packQuando um pedido recebe o status de packed (empacotado)

❗️

Eventos deprecados continuam em funcionamento mas que não recebem suporte.

Como ativar eventos

Os eventos disponíveis são habilitados via Admin. Para habilitar um evento:

  1. Acesse o Admin;
  2. Clique no ícone de Configurações no canto inferior esquerdo;
  3. Clique me Webhooks na seção Integrações;
  4. Clique no ícone + Adicionar webhook;
  5. Preencha os campos na janela Adicionar novo webhook:
  6. Clique em Salvar;
1012

Janela "Adicionar novo webhook"

962

Página de webhooks do Admin.

Quando as condições de disparo forem satisfeitas, um arquivo .json com as informações do evento é enviado para a URL configurada.

📘

Utilize uma URL de teste caso queira testar um evento. É possível gerar uma URL utilizando a ferramenta Hookbin. Você pode configurar um mesmo evento para diferentes URLs.

Reenvio de eventos

Você também pode reenviar um evento caso precise testar disparos. Nesse caso, utilize um pedido da loja para utilizar o reenvio de disparo.

Para reenviar:

  1. Acesse o Admin;
  2. Clique no ícone de Configurações no canto inferior esquerdo;
  3. Clique me Webhooks na seção Integrações;
  4. Selecione o evento que deseja reenviar;
  5. Clique no ícone de reenvio;
  6. Escreva o código do pedido teste;
  7. Clique em Enviar;

Confira se o envio foi feito.

❗️

Normalmente os disparos ocorrem em tempo real. No entanto, por questões técnicas, o envio pode ocorrer em até cinco minutos.

Como editar eventos

Você pode editar a URL de um evento já habilitado. Para alterar um evento:

  1. Acesse o Admin;
  2. Clique no ícone de Configurações no canto inferior esquerdo;
  3. Clique me Webhooks na seção Integrações;
  4. Clique no ícone de edição;
  5. Altere a URL;
  6. Clique em Salvar.

Como excluir eventos

  1. Acesse o Admin;
  2. Clique no ícone de Configurações no canto inferior esquerdo;
  3. Clique me Webhooks na seção Integrações;
  4. Selecione o evento que deseja excluir;
  5. Clique no ícone de lixeira;
  6. Clique em Sim.