SEO em lojas Vnda

Como funciona SEO na plataforma Vnda

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) também são utilizadas para otimização de lojas virtuais, para que lojas sejam ranqueadas nas ferramentas de busca online. Uma boa performance no ranking dos buscadores permite que a vitrine de uma loja possua mais visibilidade e visitas de possíveis clientes. Para auxiliar o lojista nas estratégias SEO, a plataforma Vnda possui recursos nativos para sua loja online. Descrevemos neste artigo como funcionam as técnicas de SEO avançado da plataforma para que você desfrute do recurso e impulsione o site da sua loja em sites de busca como o Google.

SEO na plataforma

A plataforma Vnda possui diferentes recursos que contribuem para as estratégias de SEO da loja virtual. A combinação desses recursos colaboram para uma maior otimização e assim o ranqueamento do site da loja nas ferramentas de busca. Os recursos disponíveis são:

Além dos recursos que a plataforma oferece, recomendamos que durante o cadastro das informações da loja você utilize boas práticas de SEO. Textos direcionados, descrições claras, palavras-chaves contribuem para a otimização da plataforma. É importante também manter as informações atualizadas, e se possível, publicar conteúdos periodicamente no blog da sua loja.

📘

Se sua loja ainda não possui um blog, saiba mais sobre essa funcionalidade que contribui com as estratégias de SEO.

SEO avançado

O recurso de SEO avançado disponibiliza campos específicos para que o lojista cadastre as informações que serão direcionadas para as ferramentas de busca. Esse é um recurso nativo de Vnda, mas que a loja precisa ativar e cadastrar os campos da funcionalidade.

Para utilizar o SEO da sua loja, confira a documentação SEO avançado. Lembre-se de ativar o SEO avançado e editar os campos dos produtos, tags, páginas e home da loja. Caso você prefira editar vários campos, utilize a nossa importação de campos SEO em massa.

📘

Lembre-se de utilizar boas práticas de SEO também no preenchimento dos conteúdos de SEO, como palavras-chave, descrições claras e títulos . As práticas combinadas com o SEO avançado potencializam o SEO da loja.

Sitemap

O sitemap é um arquivo utilizado para informar URLs aos robôs das ferramentas de busca. O arquivo é no formato XML que contém todas as URLs das páginas da loja e as imagens que cada página possui. Esse arquivo estrutura uma ordem de prioridade para as páginas da loja para as buscas nas ferramentas de busca.

Para acessar o sitemap da sua loja acesse a URL <https://www.nomedaloja.com.br/sitemap.xml>. Substitua o nomedaloja pelo nome da sua loja.

Robots

Robots é um arquivo txt padrão que contém regras de bloqueio ou caminho claro para os buscadores. O desenvolvedor da loja pode subscrever este arquivo de acordo com as regras desejadas.

Para acessar o robots da sua loja acesse a URL <https://www.nomedaloja.com.br/robots.txt>. Substitua o nomedaloja pelo nome da sua loja.

Google Search Console

Lojas Vndas podem utilizar o Google Search Console para retirar URLs da busca do Google. Se o lojista deseja retirar alguma página da vitrine da busca do Google, a ferramenta já está integrada com sua loja.

Para utilizar esse recurso, confira a documentação Google Search Console - Sitelinks.

Dados estruturados

A plataforma adiciona um arquivo do tipo json-ld nas lojas. Esse arquivo insere no HTML de cada página dados estruturados correspondente as informações de cada página. Os dados estruturados colaboram para as estratégias de SEO da vitrine.