Fluxo e status de pedidos

Como funciona o andamento do fluxo de pedidos na plataforma

O fluxo de pedidos descreve os estágios do ciclo de vida de um pedido na plataforma. Cada etapa do estágio é denominada status do pedido, e com os status lojistas e clientes podem acompanhar o andamento dos pedidos no e-commerce.

Na figura abaixo você confere quais os estágios possíveis de um pedido de acordo com meio de pagamento, cancelamento e recebimento.

Pedido recebido
Sim
Sim
Não
Não
Pagamento confirmado
Pagamento confi...
Carrinho de compras
Carrinho de compras
Pagamento via
Cartão de Crédito
Pagamento via...
Não
Não
Cliente seleciona um método de pagamento no carrinho de compras 
Cliente seleciona um método de pagament...
Adquirente reserva o pagamento
Adquirente reserva o...
Fluxo de pedido
Fluxo de pedido
A plataforma recebe o pedido (pedido criado)
A plataforma recebe o...
Pedido confirmado
Pedido pode ser confirmado pelo lojista ou automaticamente
Pedido pode ser confirmado...
Pedido canceladoPedido enviadoPacote entregue
Solicitação cancelamento
Solicitação can...
Sim
Sim
Não
Não
Solicitação cancelamento
Solicitação can...
Sim
Sim
Não
Não
Concluído
Concluído
Pacote do pedido enviado
Pacote do pedido envia...
Pacote do pedido entregue
Pacote do pedido entre...
Reserva
no cartão bem 
sucedida
Reserva...
Não
Não
Sim
Sim
Carrinho Cancelado
Carrinho Cancelado
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Pedido recebido

Um carrinho gera um pedido quando o cliente seleciona um meio de pagamento para a compra e finaliza o carrinho. Depois do pagamento adicionado no carrinho, a plataforma recebe o pedido e o fluxo de pedido se inicia.

Nesse estágio, os itens do pedido são reservados no controle de estoque para que não haja duplicidade de venda das unidades dos produtos.

Pedido confirmado

Um pedido é confirmado após a confirmação de pagamento do pedido. A confirmação de pagamento pode ser feita na plataforma pelo:

  • Adquirente: quando o método de pagamento é processado e reconhecido automaticamente.
  • Lojista: quando o método de pagamento não confirma o pagamento. O lojista pode confirmar o pedido via API ou via Admin.

Caso a loja possua análise de antifraude, além da validação do pagamento há uma etapa de antifraude. Nesse caso o adquirente valida a transação e então o pagamento é confirmado.

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Antifraude

Caso a loja possua análise de antifraude, além da validação do pagamento há uma etapa de antifraude. Nesse caso o adquirente valida a transação e então o pagamento é confirmado.

Manuseio e entrega

O manuseio de um pedido é uma etapa intermediária de envio do pedido na qual a loja prepara os produtos para que a transportadora colete os pacotes. Para acompanhar esse processo de manuseio e entrega a plataforma tem Pacote enviado e Pacote entregue. O manuseio pode ser inserido no pedido automaticamente via integração logística ou manualmente pelo lojista.

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SLA de envio

O tempo de entrega de um pedido é o tempo de manuseio da loja mais o tempo da transportadora para concluir a entrega.

Pedido enviado

O pacote é enviado após o manuseio da loja e coleta pela transportadora. Nesse estágio o pacote já está a caminho do destinatário do pedido.

O fluxo do pedido pode passar para o status Pedido enviado automaticamente via integração logística ou manualmente pelo seller. A alteração manual de status nesse estágio do fluxo pode ser feita via API ou pelo Admin.

Pedido entregue

O pedido é entregue após a confirmação de entrega do pacote do pedido pela transportadora. A entrega do pedido pode ser confirmada automaticamente via integração logística ou manualmente pelo lojista.

Para conferir os status de entrega e envio via API, o lojista deve consultar o status do pacote, e não do pedido. Isso porque os status Pedido enviado e Pedido entregue visto pela API são sub status do status Pedido confirmado. Saiba mais como consultar os status do pedido e pacote em status via API.

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Pedidos que possuem mais de um pacote podem apresentar mais de um status no estágio de envio por causa de estágios diferentes nos pacotes.

Pedido cancelado

O status de pedido cancelado ocorre quando a loja cancela ou aprova uma solicitação de cancelamento de um pedido. Pontos de atenção para pedidos cancelados:

  • O cliente pode solicitar o cancelamento do pedido a qualquer momento, no entanto o lojista precisa aprovar o cancelamento para que o pedido seja cancelado.
  • Para pagamentos por PIX e boleto, os itens do pedido ficam reservados até a confirmação do pagamento. Caso o pagamento não seja efetuado pelo cliente o pedido é cancelado automaticamente e os itens voltam a ficar disponíveis para venda. Saiba mais como configurar esse prazo em Cancelamento de pedidos em boleto e Estorno de Pedidos Cancelados.
  • Para pagamentos com cartão de crédito em que há confirmação e cancelamento automático ativo, o processo de cancelamento é automatizado. Saiba mais em Pagamentos com Cartão de Crédito.

Tabela de status de pedido e pacote

Confira na tabela abaixo os status disponíveis para pedidos, e como são apresentados via Admin e API:

Status visto no AdminStatus visto na APIDescrição do status
Pedido recebidoreceivedLoja recebe o pedido.
Pedido confirmadoconfirmedPagamento confirmado e pedido confirmado.
Pedido canceladocanceledCancelamento de pedido concluído.
Pacote enviadoshippedStatus de pacote. Quando um pacote é enviado.
Pacote entreguedeliveredPacote do pedido entregue ao destinatário.
-waitingStatus inicial de manuseio do pedido.
-ready_for_shippingPedido separado e empacotado, pronto para coleta.
-returnedPacote devolvido a loja

Status via API

Para consultar os status de pedidos e pacotes via API, utilize os endpoints:

  • API de pedido: utilize o método GET para consultar os detalhes de um pedido pelo seu código identificador. O parâmetro status descreve o status do pedido.
  • API de envio: utilize o método GET para consultar os detalhes de um pacote pelo código identificador do pedido. O parâmetro fulfillment_status descreve os status dos pacotes do pedido.
  • API de fluxo de pedido: para alterar o status de pedido e pacote pelos endpoints disponíveis.

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Os status que também pode ser visualizados no Admin são status que ficam disponíveis para o cliente da loja. Para saber mais como acompanhar o status de pedidos via Admin consulte o artigo Fluxo de pedidos.