Catálogo de produtos
Conceitos do catálogo de produtos
Os produtos do catálogo são os itens que a loja disponibiliza para venda no seu e-commerce. Para cadastrar, gerenciar e manusear os produtos é necessário entender como a plataforma interpreta as informações de entrada de um item. Confira neste artigo como os conceitos de catálogo são utilizados na plataforma e como as características de um produto devem ser inseridas na plataforma.
Categoria
Categoria é a forma de agrupamento de produtos na plataforma. Por exemplo, em uma loja de departamento podemos ter as categorias de roupas, sapatos e acessórios. São três categorias que dividem grupos de itens que são relacionados entre si.
Para uma loja de ferramentas, podemos utilizar as categorias para dividir os produtos em grupos e subgrupos mais específicos, como uma categoria para ferramentas elétricas e ferramentas manuais, e uma segunda categoria para dividir os diferentes tipos de ferramentas manuais, como martelos, alicates e chaves. Nesse caso, temos a categoria de ferramentas manuais, e temos também a categoria martelo, alicate e chave.
As categorias podem auxiliar no gerenciamento do e-commerce e na navegação do cliente na sua loja. Na Vnda as categorias de produtos são cadastradas via Tags. Você pode vincular mais de uma tag em um único produto.
Cadastre as tags via Admin ou API.
Produto, atributo e variante
O produto é o artigo a ser vendido, e um mesmo produto pode ter diferentes modelos e especificações. Por exemplo, para vender uma Camisa precisamos saber as cores e tamanhos disponíveis. Nesse exemplo nosso produto é a Camisa, e para diferenciar as cores e os tamanhos utilizamos os atributos. Para cada atributo do produto temos que pensar quantas variantes devemos cadastrar, pois temos uma variante para cada modelo específico do produto. Seguindo o caso de cadastro da Camisa, que possui duas cores diferentes e três tamanhos, teremos seis variantes para cadastrar: um tamanho para cada cor da camisa. Confira o esquema o exemplo abaixo para entender melhor a relação do produto, do atributo e da variante.
Exemplo de uso
Vamos continuar utilizando a Camisa para facilitar o entendimento dos conceitos. Os atributos de uma Camisa podem ser Tamanho (P, M e G) e Cor (Laranja e Azul). Veja a tabela e seguir com quais as variantes do produto, baseados nos atributos que ele pode ter.
Variante 1 | Camisa | Cor: Laranja Tamanho: P SKU: 147 Referência: 123456 |
Variante 2 | Camisa | Cor: Laranja Tamanho: M SKU: 148 Referência: 123456 |
Variante 3 | Camisa | Cor: Laranja Tamanho: G SKU: 149 Referência: 123456 |
Variante 4 | Camisa | Cor: Azul Tamanho: P SKU: 150 Referência: 123456 |
Variante 5 | Camisa | Cor: Azul Tamanho: M SKU: 151 Referência: 123456 |
Variante 6 | Camisa | Cor: Azul Tamanho: G SKU: 152 Referência: 123456 |
Para visualizar como os conceitos de categoria, produto e variante se relacionam, veja o esquema a seguir.
Note que no driagrama e na tabela há dois códigos identificadores: SKU e Referência. O SKU é o código identificador da variante, e por isso cada variante possui um código único. A Referência é o código do produto, assim as variantes de um mesmo produto devem ter o mesmo código de referência.
Cadastro de atributos
No exemplo acima há dois atributos:
Tamanho
eCor
. Os atributos dos produtos podem variar de acordo com a loja. Uma loja de moda pode ter atributos diferentes de uma loja de ferramentas, por exemplo. É importante cadastrar o nome dos atributos, pois eles ficam disponíveis na página do produto. Saiba mais sobre como alterar o atributo da sua loja na documentação de Atributos.
Cadastro de catálogo
O cadastro de produtos no catálogo pode ser feito de diferentes maneiras, dependendo da necessidade ou quantidade de produtos:
Updated about 1 year ago