Ambiente de setup
Criação de um ambiente de setup
O ambiente de setup é o ambiente fornecido para que a agência altere o projeto front-end de uma loja. Nesse artigo você confere os passos de criação de um ambiente de setup.
Um ambiente de setup possui dois arquivos: uma pasta Build, responsável pelos scripts disponíveis para a implementação, e a pasta do projeto, que possui os arquivos de template da loja. Então, para alterar a vitrine de uma loja, é preciso ter a Build e a pasta do projeto.
É importante ressaltar que recomendamos a criação do ambiente de setup uma única vez por loja. Depois de criar o ambiente de setup, é responsabilidade da agência manter o projeto em uma ferramenta de versionamento de código. É a partir do versionamento dos código do projeto que os desenvolvedores devem realizar as alterações no front-end de uma loja.
Como instalar a Build
Os arquivos da pasta Build são responsáveis pelos comandos utilizados na implementação de um projeto. Para instalar a pasta Build:
- Crie uma pasta para armazenamento de todo projeto no seu dispositivo;
- Acesse o link do repositório da Build;
- Clone esse diretório para sua máquina;
- Mova a pasta Build para dentro da pasta de arquivos criada no passo 1.
- Acesse a pasta Build pelo terminal;
- Digite o comando
npm run install
; - Clique em Enter;
Nunca altere os arquivos do diretório Build. Alterações na Build podem impactar na renderização da sua loja. Faça um pull request periodicamente para manter a sua versão de pasta Build sempre atualizada com o nosso repositório.
Como criar um projeto
Nesse etapa, você irá escolher um template base para a loja. O resultado da escolha do template é a criação da pasta do projeto. A pasta do Projeto é onde os arquivos que compõem o template estão disponíveis, e é preciso uma hierarquia de diretórios para o funcionamento do template. Veja a seguir a hierarquia de pastas e como a Build e a pasta Projeto compõem o ambiente de setup.


Hierarquia de pastas
Para implementar projetos de diferentes lojas, não é preciso a reinstalação da pasta Build para cada projeto. Você pode utilizar a mesma Build para diferentes lojas, no entanto as pastas dos projetos devem ficar na mesma hierarquia da pasta Build.
Para escolher um template e então criar pasta de projeto:
- Acesse a pasta Build localmente no seu terminal.
Para desenvolvedores que utilizam Windows em sua máquina: realize essa etapa no terminal Powershell.
- Digite o comando
npm run init
; - As perguntas para criação do projeto ficarão disponíveis. Então, responda:
? Qual é o subdomínio de staging da loja?
:
Escreva onomeDaLoja
;? Deseja prosseguir e substituir todos os arquivos?
: ***
DigiteYes
caso queira substituir todo o arquivo da loja pelo template. Atente-se que caso haja algum código anteriormente na loja, o mesmo será sobrescrito.? Qual é o host de produção da loja?
Escreva a URL da lojawww.nomeDaLoja.com.br
Obtendo lista de templates…...
? Escolha o template que deseja utilizar
:
Selecione obasictemplate
;? Quase tudo pronto. Deseja criar o projeto "nomeDaLoja" utilizando o template "basictemplate"
:
RespondaYes
.
- No final do preenchimento, verifique se o projeto foi criado pelo caminho do diretório que está na mensagem final.
Com a pasta do projeto criada você já pode dar início a customização de loja. Antes de iniciar a customização, lembre-se de:
- Reinstalar na pasta do projeto as dependências utilizando o comando
npm i
todas as vezes em que você adicionar, excluir ou alterar versões do seu projeto. - A Vnda não se responsabiliza pelo versionamento de código, dessa forma, recomendamos que você faça as edições e customizações da sua loja utilizando uma ferramenta para esse propósito.
- Para os casos em que seja necessário recomeçar um projeto ou substituir um template, você pode subscrever a de um projeto já existente. Para este caso, refaça o processo de criação de projeto (do passo 1 ao passo 5), utilizando o mesmo domínio e nome da loja já existente. Lembre-se que nesse caso todas as alterações feitas no projeto anterior serão perdidas.
Saiba mais sobre os comandos utilizados nesse guia em Comandos disponíveis
Updated 28 days ago